Moscas
Carissimos,
Já vos aconteceu com certeza, estarem em pleno acto de condução, quando uma olham para o lado, e ao invés de uma mulher muito boa, têm uma mosca a pairar de um lado para o outro com ares de quem quer dizer
"Apanha-me cabrão ! Anda cá ! Vê se me apanhas cabrão a ver se não vais marrar com os cornos num poste!!"
A mim aconteceu-me hoje ! Não a apanhei, mas ia marrando com os cornos num poste. Acabou por não ser nada graças ao detector !
Durante o resto da viagem e num dos meus momentos super intelectuais (conduzia com óculos) fui absorvido por uma tal dúvida que me levou a gastar bastante tempo em pesquisa na net (3minutos e 20 segundos). Dúvida bem ao estilo dos famosos e saudosos problemas da quinzena ! Ora cá vai ! (Vasco quero ver se de facto ficaste mesmo inteligente !)
Ora se circulamos a uma velocidade constante de 80 Km/h e a mosca circula pousada no tablier. A mosca está sujeita a uma velocidade de 80 km/h ainda que sem trabalho. (acompanha o carro e tem a velocidade imposta tal como acontece com os restantes passageiros)
Se se tratar de um autocarro, e um passageiro se levantar e circular no corredor, a velocidade do passageiro é de, suponhamos, 5 km/h sobre o autocarro, e de 80+5 Km/h sobre a Terra.
Cicula sob o autocarro, com os pés assentes, o mesmo aconteceria com a mosca se caminhasse sobre o tablier)
Agora a questão !!!!!
E se a mosca levantar voo ????? Para acompanhar o carro teria de voar, no minimo à mesma velocidade de 80 km/h ??? Certo ?
Supondo que a mosca voa a uma velocidade máxima de 150 km/h (nao consegui descobrir) se acelerar o carro ate aos 200 Km/h ela esmagar-se-ia contra o óculo traseiro ???
Como é que ela circula a voar dentro do habitáculo? limita-se a reduzir e acelerar ?
No fundo a Mosca é um super ser que para além de nos desafiar a esmagá-la com uma revista, ainda nos dá ratadas com ar "Queres lá ir?"
PS: Como é que as putas pousam no tecto ??? A lei de Newton não se aplica à mosca ??? Ou a mosca é uma aberração criada para desafiar todas as leis da Fisica ????
Aguardo comentários e opiniões !!!
7 Comments:
Caríssimo, deixa-me dizer-te desde já que sou provavelmente das pessoas mais inteligentes que conheces - não tenho a culpa que conheces pouca gente - e que sempre o fui, andava era disfarçado...
Quanto à tua mosca, embora não seja expert na matéria posso dar a minha opinião - já que a opinião é como o olho do cu, toda a gente tem uma - vejamos:
1º-não me parece que as moscas falem, talvez depois de qualquer produto de origem marroquina possas ouvir uns zumbidos mais estranhos mas daí a ouvir vozes...
2º-ao circulares a 80 km*h̄¹ (o elevado a menos deixou-te estupefacto, assim como a própria palavra) simplificando 80 Km/h, tudo o que se encontra dentro do carro circula a 80km/h em relação á terra e a 0 em relação ao carro, incluindo o ar dentro do mesmo, a não ser que vás com o vidro aberto...ou seja podes ir a 300000 km/h que a mosca acompanharte-ia, porque em relação ao carro ela estaria parada.Já agora só em género de nota...toda a velocidade é relativa, a terra gira sobre si mesma, depois em volta do sol, que por sua vez gira na galáxia, que por sua vez também está em movimento....acho que dá para perceberes a ideia, não ??!!
P.S.-As putas não pousam no tecto, agarram-se ao tecto.As moscas como muitos insectos têem pilosidades nas extremidades das pernas, que por serem minúsculos
e aderentes, quase como o velcro, permitem que se consigam agarrar até no vidro, que embora não vejas a olho nú é poroso...
Estupfacto !!!
Convenceste-me com as pilosidades, mas nao com a velocidade zero da mosca. Quando levanta voo, na vertical, deixa de estar sujeita a velocidade do carro. Não tem contacto, passa a estar num campo neutro.
Estou enganado ?
Parece-me que estás enganado...
Por essa ordem de ideias se eu viajar de comboio de Lisboa ao Porto e entrasse na 1ª carruagem e fosse aos saltos o caminho todo chegava ao Porto na última carruagem !!!...não me parece....
O ar dentro do carro também conta caro amigo.
Elucidado ?
Mas tens dúvidas?
Numa viagem de Lisboa ao Porto de certeza que acabava noutro sitio.
Ora pensa :
No momento anterior ao salto tenho uma velocidade aplicada ao meu corpo de 80 km/h. Mal levanto os pés a minha velocidade reduz (isso aprendemos em Fisica, ha uma formula que define isso) Garanto-te que quando bato com os pes no chao, nao tenho a mesma velocidade.
Como o salto sao leves centesimos de segundo nao se nota a diferenca de velocidade, mas que é menos é.
Aqui entra a massa e a lei de newton, salvo erro.
A mosca tem a capacidade de levantar verticalmente por isso eu penso. Ou bem que dá à asa, ou deve sofrer um grande deslocamento de posição dentro do carro.
Estou enganado ??
PS: Nunca este blog foi tão culto.
PS2: Acho que o Moisés está a fazer falta neste blog
Já viram o FIFA 2008?
...
Por incrivel que pareça isto está a causar-me dores de cabeça, e não descanso enquanto não desvendar o mito da mosca em cima do Tablier.
Ora segundo uma breve pesquisa, a mosca não terá grande esforço para "descolar" e manter-se no mesmo sitio, porque tem aplicada em si a força da velocidade do automovel. .... mas imagina que fica a voar no mesmo sitio por 1 minuto, acho que é tempo para perder impulso dado pelo carro. Vai ter de dar à asa para acompanhar o carro. Certo ???
E se pensarmos ao contrário. O carro está parado com a mosca esta a voar no ponto X dentro do carro. O carro arranca. A mosca consegue manter-se no ponto X ? Aqui não há qualquer força do carro aplicada na mosca !!
~
E Esta ???! Incha !!!! Explica la agora !!
Sinto que estou neste forum sozinho .....
Vasconcelos leva la a taça !!
Devias voltar a estudar !!
Consultei um universitário expert em fisica e a teoria dele vai ao encontro da tua. O ar circula também a 80 km/h por isso a mosca não tem dificuldade em circular.
O que já não acontece com as janelas abertas...
Tás em grande..
Enviar um comentário
<< Home